quarta-feira, setembro 23, 2009

Código Limpo


Se você fosse médico e um paciente exigisse que você parasse com toda aquela lavação das mãos na preparação para a cirurgia só porque isso leva muito tempo? É óbvio que o chefe neste caso é o paciente; mas, mesmo assim, o médico deverá totalmente se recusar obedecê-lo. Por quê? Porque o médico sabe mais do que o paciente sobre os riscos de doenças e infecções. Não seria profissional (sem mencionar criminoso) que o médico obedecesse ao paciente neste cenário. Da mesma forma que não é profissional que programadores cedam à vontade dos gerentes que não entendem os riscos de se gerar códigos confusos.


Escrever um código limpo é como pintar um quadro. A maioria de nós sabe quando a figura foi bem ou mal pintada. Mas ser capaz de distinguir uma boa arte de uma ruim não significa que você saiba pintar. Assim como saber distinguir um código limpo de um ruim não quer dizer que saibamos escrever um código limpo.

Em suma, um programador que escreve um código limpo é um artista que pode pegar uma tela em branco e submetê-la a uma série de transformações até que se torne um sistema graciosamente programado.


Interessante os comentários acima, não?

Comecei essa semana a leitura do livro Código Limpo, essas frases me chamaram a atenção e resolvi postar aqui.

Conforme a leitura evoluir eu escrevo mais. Você quer degustar? O Capítulo 1 está disponível para download.

3 comentários:

  1. Li a amostra grátis do primeiro capítulo do livro, e pareceu o livro ideal para todo programador ler. Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Josivan, você está lendo o livro em português? Se sim o que você esta achando da tradução, tendo em vista que os livros da altabooks tem traduções péssimas de muitos termos da área, vide o livro Java Efetivo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel. Obrigado por visitar meu blog.
    Bem, eu já o livro em português, a primeira impressão realmente tem muito erros de português. Houve uma segunda impressão de uma revisão que fiz com várias correções mas, infelizmente, alguns erros persistiram.
    Eu lembro que fiz várias recomendações à época para a editora, mas não foram acatadas. Ela tem um guia cruzado no final do livro que está totalmente errado (ao menos em minha cópia do livro).
    Eu deixei de trabalhar com a Alta books em 2011, e eu lembro que as revisões estavam cada vez melhores, nos últimos 3 anos eu não revisei nem li mais nada publicado por eles, então não sei dizer a situação atual, mas lembro que melhoraram muito.

    Abraços

    Josivan

    ResponderExcluir